Página Inicial







Mundo: Dia Mandela por um mundo melhor
17 de Julho de 2015

O Dia Internacional Nelson Mandela, criado em 2009 e celebrado todos os anos a 18 de Julho, foi inspirado num desejo de Mandela para que a próxima geração assumisse o fardo da liderança na luta contra as injustiças sociais do mundo.

 

A data representa mais do que uma celebração da vida e legado de Madiba, como era chamado. É um movimento global para honrar o trabalho de sua vida e agir para mudar o mundo para melhor.

 

"O que conta na vida não é o facto de termos vivido. É a diferença que fizemos para a vida dos outros" - Nelson Mandela.

 

Em 2015, o sonho humanitário de Nelson Mandela vai, pela primeira vez, beneficiar projectos em Portugal, no caso o Centro de Dia pediátrico do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, para o qual vão ser angariados 130 mil euros.

 

Na organização desta iniciativa está António Mateus, jornalista que durante 10 anos acompanhou de perto Nelson Mandela, e que explicou que neste ano o Dia Mundial Mandela, que se assinala sábado, vai beneficiar projectos nacionais. Nos últimos três anos a Fundação Nelson Mandela esteve a trabalhar para conseguir cumprir aquele que era o último sonho do líder sul-africano, a construção do primeiro hospital pediátrico gratuito em África, explicou.

 

O ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, foi um dos vencedores do 1º Prêmio Nelson Rolihlahla Mandela. O anúncio foi feito a 22 de junho pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.

 

Para a atribuição do prémio a Jorge Sampaio, contribuiu em grande parte a sua ação como presidente da Aliança das Civilizações (2007-2013) e enviado especial do secretário-geral da ONU na Luta contra a Tuberculose (2006-2012).

 

Outro elemento considerado preponderante pelo júri foi o prestígio que Jorge Sampaio granjeou internacionalmente na sua ação a favor de Timor Leste e da transição pacífica em Macau, quando era Presidente da República.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados