Página Inicial







Mundo: Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2015
27 de Maio de 2015

Foi divulgada pela Santa Sé a mensagem do Papa Francisco para o «89º Dia Mundial das Missões», a ser celebrado no dia 18 de Outubro de 2015.

 

A mensagem recorda que neste ano de 2015, o Dia Mundial das Missões tem como pano de fundo o Ano da Vida Consagrada, que serve de estímulo para a sua oração e reflexão.

 

“Na verdade, entre a vida consagrada e a missão subsiste uma forte ligação, porque, se todo o baptizado é chamado a dar testemunho do Senhor Jesus, anunciando a fé que recebeu em dom, isto vale de modo particular para a pessoa consagrada. O seguimento de Jesus, que motivou a aparição da vida consagrada na Igreja, é reposta à chamada para se tomar a cruz e segui-Lo, imitar a sua dedicação ao Pai e os seus gestos de serviço e amor, perder a vida a fim de a reencontrar. E, dado que toda a vida de Cristo tem carácter missionário, os homens e mulheres que O seguem mais de perto assumem plenamente este mesmo carácter”.

 

O texto indica que “a missão não é proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra ‘vem’ e ‘vai’”.

 

O papa recordou ainda que: “Hoje, a missão enfrenta o desafio de respeitar a necessidade que todos os povos têm de recomeçar das próprias raízes e salvaguardar os valores das respectivas culturas. Trata-se de conhecer e respeitar outras tradições e sistemas filosóficos e reconhecer a cada povo e cultura o direito de fazer-se ajudar pela própria tradição na compreensão do mistério de Deus e no acolhimento do Evangelho de Jesus, que é luz para as culturas e força transformadora das mesmas”.

 

O texto foi divulgado no domingo, 24 de maio, na Solenidade de Pentecostes.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados