Página Inicial







Mundo: Dia Internacional da Biodiversidade
22 de Maio de 2015

Celebra-se este 22 de maio o Dia Internacional da Diversidade Biológica sob o lema “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1992.

 

Em mensagem por esta ocasião, o secretário-geral da ONU pediu compromisso à ação global para reduzir o índice de perda da biodiversidade, para as pessoas e o planeta.

 

Segundo o chefe da ONU, proteger ecossistemas e garantir seu acesso a grupos pobres e vulneráveis são essenciais para erradicar a pobreza extrema e a fome.

 

Ele também mencionou os benefícios sociais e econômicos significativos gerados pela redução do desmatamento e da degradação da terra, entre outras ações.

 

As medidas também seriam formas de mitigar a mudança climática.

 

Os objetivos de desenvolvimento sustentável e a agenda de desenvolvimento pós-2015 mais ampla estão em negociações no momento, indica Ban. Para ele, estas fornecem uma oportunidade de divulgar a biodiversidade e promover uma mudança na forma como as economias e sociedades a pensam e usam.

 

Com o Dia Internacional da Diversidade Biológica pretende-se alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade da natureza viva.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados