Página Inicial







África: SECAM celebra 46 anos e proclama Ano de Reconciliação em África
29 de Julho de 2015

O Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM) comemora o seu 46° aniversário nesta quarta-feira, 29 de julho de 2015. Durante a celebração, o SECAM vai lançar oficialmente o Ano da Reconciliação Continental, que terá início no dia 29 de julho de 2015 e terminará em 29 de julho de 2016, durante a Assembleia Plenária do SECAM, que terá lugar em Angola.

 

A celebração do Ano da Reconciliação está em referência a um apelo específico na Exortação apostólica pós-sinodal Africae Munus do Papa Emérito Bento XVI que afirma: "Para encorajar a reconciliação, a nível comunitário, recomendo vivamente – como desejaram os Padres sinodais – que se celebre todos os anos, em cada país africano, ‘um dia ou uma semana de reconciliação, particularmente durante o Advento ou a Quaresma’. O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) poderá contribuir para a sua realização e, de acordo com a Santa Sé, promover um Ano de Reconciliação a nível continental para pedir a Deus um perdão especial para todos os males e feridas que os seres humanos se infligiram uns aos outros na África, e para que se reconciliem as pessoas e os grupos que foram ofendidos na Igreja e no conjunto da sociedade … “ (AM 157).

 

A este respeito, SECAM está a organizar várias conferências e seminários a nível regional e continental. A promoção da reconciliação terá um alcance ecuménico para além de envolver igualmente todas as outras religiões em África.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados