Página Inicial







Equador: Apropriando-nos da utopia de Papa Francisco
31 de Julho de 2015

A fim de preservar os frutos da visita do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai [de 5 a 13 de Julho de 2015], o P. Rafael González Ponce, missionário comboniano e presidente da Conferência dos Religiosos do Equador, preparou um texto na esperança de que possa servir de ajuda à reflexão nas comunidades. O objectivo do texto é que a mensagem do Papa se torna vida e missão. “Para realizar esta tarefa – escreve o P. Rafael – parece-me essencial que cada um pessoalmente e as comunidades se perguntem: “Como me encontro neste momento?” e “O que me ficou da visita do Papa?”.

 

Estamos ainda a viver o Ano da Vida Consagrada e já vemos próximo, no horizonte, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia..., com o Congresso Latino-Americano sobre a Vida Consagrada, realizado em Bogotá, de 18 a 21 de Junho de 2015) e a vista do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai... Em síntese, podemos ver diante de nós um kairos de ressurreição para a Vida Consagrada Missionária.

 

Façamos todos e todas, reciprocamente, o propósito de que nunca nos falte a paixão nem a criatividade para tirar proveito desta abundância de bênçãos! E sobretudo, de concretizar o convite do Papa Francisco, que nos pede: “desde as alturas de Chimborazo até à costa do Pacífico, desde a floresta amazónica até às Ilhas Galápagos, não percais nunca a capacidade de dar graças a Deus pelo que Ele fez e está a fazer por cada um e cada uma de vós, a capacidade de proteger o pequeno e o simples...” (Discurso no aeroporto de Quito). Todo um programa de vida ao qual nós também aderimos.

 

Para ler o texto completo e em espanhol, carregue AQUI.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados