Página Inicial







Portugal: CIRP celebra 10 ANOS
29 de Abril de 2015

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) celebrou o seu décimo aniversário com a XX Assembleia Geral.

 

Cerca de 90 superioras e superiores maiores dos Institutos membros da CIRP estiveram reunidos em assembleia geral na Casa de N.ª Sr.ª das Dores, em Fátima, de 27 a 28 de Abril de 2015.

 

Depois de uma oração multimédia, o presidente da CIRP, P. Artur Teixeira, saudou os presentes. Sublinhou que «a Vida Consagrada vive e ama a humanidade com a paixão de Jesus Cristo.»

 

Recordou que a assembleia geral marcava o décimo aniversário da CIRP, uma ocasião para «cantar, agradecer e celebrar a caminhada feita ao longo de dez anos.»

 

O P. António Fernandes, superior provincial dos Missionários da Consolata, apresentou o tema formativo A CIRP em missão profética. Recordou que se vive «uma mudança de época mais do que uma época de mudanças» e os consagrados «têm que estar conscientes disso com inquietudes profundas». Os novos tempos pedem a construção de uma espiritualidade dos sem-medo, a descolonização da imagem de Deus e o falar do que Deus fez por nós.

 

«Não podemos como religiosos ter medo de arriscar, de inventar, de fazer experiências novas de vida religiosa», disse.

 

Recordou que a comunhão se faz a partir da missão comum. «Para não ter medo, é preciso que todos nós acreditemos na força do Evangelho e na Boa Nova que todos nós levamos», frisou.

 

E concluiu: «Temos de partir de uma missão territorial para uma missão de causas que rompa fronteiras. Não estamos organizados por territórios mas para as pessoas.»

 

Os padres Claudino Gomes, Artur Teixeira e António Fernandes apresentaram à assembleia três propostas concretas de intercongregacionalidade: apadrinhamento de 11 irmãs, cinco irmãos e sete leigos da diocese de Butembo (RD do Congo) com bolsas de estudo para frequentarem um curso de ciências religiosas; Casa de Nicodemos (no Km 24 da A1) para os sem-abrigo; e Transformar armas em brinquedos pelas crianças-soldados da RD Congo.

 

Os participantes dividiram-se em nove grupos para discutirem os três projetos. Os grupos fizeram uma análise profunda e franca dos projetos e os superiores maiores deram indicações em que projetos se queriam comprometer.

 

O primeiro dia da assembleia concluiu com a celebração-memorial do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus no Domus Carmeli. Seguiu-se um jantar volante e um espaço de alegre convívio.

 

Os trabalhos do segundo dia da assembleia geral iniciaram com a Eucaristia evocativa dos 200 anos do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.

 

Depois da apresentação e aprovação da Ata da XIX Assembleia Geral, os participantes passaram em revista os diversos assuntos da vida da CIRP.

 

A assembleia deu as boas-vindas aos novos membros: o geral da Sociedade Missionária Portuguesa e o provincial dos Irmãos de São João de Deus.

 

O presidente da CIRP apresentou as diversas iniciativas realizadas e a realizar no âmbito do Ano da Vida Consagrada. O evento encerra em Portugal a 7 de fevereiro de 2016 com uma peregrinação nacional a Fátima. A Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada será de 6 a 9 de fevereiro de 2016. Os Institutos Missionários ad Gentes (IMAG) estão a preparar uma exposição missionária itinerante no âmbito do Ano da Vida Consagrada.

 

Os participantes partilharam acontecimentos significativos que os seus institutos estão ou vão celebrar a nível nacional e internacional.

 

O P. Constantino Tiago fez uma relação da participação da CIRP na XVI Assembleia Geral da União das Conferências da Europa dos Superiores Maiores (UCESM) que decorreu em Tirana, Albânia, de 23 a 27 de Março.

 

O Dr. Carlos Liz apresentou os resultados do primeiro trimestre do Estudo Gramática da Proximidade junto de jovens adultos portugueses para o Barómetro da Vida Consagrada. O estudo da IPSOS APEME dura o ano inteiro e visa elaborar uma Gramática da Proximidade para a Vida Consagrada.

 

A assembleia acolheu com alegria o convite da Conferência Episcopal Portuguesa aos superiores maiores para participarem nas Jornadas do Episcopado sobre a Vida Consagrada. O evento vai realizar-se em Fátima de 15 a 17 de Junho.

 

A assembleia aprovou por unanimidade o Relatório de Contas da CIRP 2014 apresentado pelo ecónomo da CIRP que contou com o parecer favorável do Conselho Fiscal que propôs um voto de louvor.

 

A assembleia recebeu o Plano Estratégico 2015-2020 da Faculdade de Teologia da Universidade Católica e um pedido de padres para capelães apresentado pelo ordinariato militar.

 

A próxima Assembleia Geral: de 16 a 17 de Novembro de 2015.

 

Fonte: Jirenna



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados