Página Inicial







17 de Junho: Dia Mundial de Combate à Desertificação
17 de Junho de 2015

O Dia Mundial de Combate à Desertificação comemora-se cada ano, em todo o mundo, no dia 17 de Junho. O tema deste ano tem como objectivo atingir a segurança alimentar para todos através de sistemas de produção sustentáveis. Com o slogan “Nada se obtém, como um almoço grátis. Invista em solos saudáveis” [No such thing as a free lunch – Invest in healthy soil], esta efeméride sublinha que eliminar a fome e a pobreza para todos é uma outra via para proteger os solos da degradação. A defesa do planeta das mudanças climáticas será também essencial para a segurança alimentar.

 

Ao assinalar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a degradação da terra e a desertificação enfraquecem os direitos humanos, a começar pelo direito à comida.

 

Ban alerta que há mais de 900 milhões de mal nutridos no mundo e a situação pode piorar se a degradação da terra, como foi calculado, reduzir a produção global de alimentos em 12 por cento até 2035.

 

O Dia Mundial de Combate à Desertificação é uma ocasião para lembrar que a desertificação pode ser eficazmente combatida, que existem soluções e que as principais ferramentas para tal assentam no fortalecimento da participação das comunidades e da cooperação a todos os níveis.

 

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 17 de junho como "Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca" (Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115) para promover a consciencialização pública acerca deste tema e a implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos países que sofrem secas severas e/ou desertificação, particularmente em África.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados