Página Inicial







Vaticano: Encontro sobre a atividade de mineração
15 de Julho de 2015

A extração minerária será o tema de três dias de reflexão, em Roma, convocados pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

 

“Unidos a Deus, ouçamos um grito” é o título do evento, de 17 a 19 de julho, para o qual foram convidados 30 representantes de comunidades atingidas pela atividade minerária, provenientes de países da África, da Ásia e da América.

 

Os dias de reflexão serão realizados a portas fechadas, para favorecer um momento de compartilha de experiências, testemunhos e de propostas para futuras ações por parte da Igreja ou das próprias comunidades.

 

Participarão também cerca de 15 representantes de Conferências Episcopais, Congregações e redes como a Caritas, a CIDSE e Iglesias y Minería.

 

Com este encontro, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz pretende dar maior visibilidade às situações de violência e intimidação, de ilegalidade e de corrupção, de poluição e violação dos direitos humanos ligados à extração minerária. Para isso, espera interpelar os responsáveis políticos, as administrações públicas, os empresários e investidores para que ouçam o grito dos oprimidos e o grito da terra, à luz da Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco.

 

O Presidente do referido Pontifício Conselho, Card. Peter K.A. Turkson presidirá o encontro e participará de uma coletiva de imprensa no início dos trabalhos.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados