Página Inicial







Assis: Novo encontro entre líderes religiosos em setembro
31 de Março de 2016

Diante do quadro atual de conflito internacional, Frei Mauro Gambetti, responsável pela comunidade franciscana de Assis, na Itália, propõe um novo encontro de reflexão e oração pela paz entre os dias 18 e 20 de setembro de 2016. A ideia é reunir os líderes religiosos do mundo todo na cidade de Assis.

 

O encontro inter-religioso está a ser organizado pelos franciscanos, pela Comunidade de Santo Egídio e pela diocese de Assis.

 

De acordo com o Frei Mauro, serão feitas duas perguntas em especial: Quais são os princípios reconhecidos por todas as religiões para a coexistência pacífica? Qual é a contribuição que a política, a ciência e a cultura em geral podem propor para definir um conjunto de diretrizes focadas na convivência humana?

 

“Diante da violência furiosa”, continua o Custódio do Sacro Convento, “as religiões devem dar ao mundo uma mensagem convergente. A política deve fazer o esforço de traçar a rota rumo à justiça e à paz entre os povos, combinando cada projeto com a sustentabilidade ambiental (…) Acreditamos que a via de Assis, a via da fraternidade humilde, traçada por São Francisco e vivida nas estradas do mundo ainda antes de ser vivida nos conventos, é a resposta a ser dada”.

 

Há 30 anos

A 27 de outubro de 1986, em plena Guerra Fria, o papa São João Paulo II convidou os líderes das grandes religiões mundiais a rezarem pela paz no mundo em Assis, a cidade do poverello São Francisco, aquele santo que fascina católicos e não católicos e que um dia pediu a Deus: “Onde houver ódio, que eu leve o amor (…) Onde houver guerra, que eu leve a paz”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados