Página Inicial







Mundo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
18 de Janeiro de 2016

Os cristãos de todo o mundo celebram a partir de hoje, 18 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro), considerada a maior iniciativa ecuménica anual, que se assinala com várias iniciativas também em Portugal.

 

A celebração ecuménica nacional vai decorrer este ano na igreja Presbiteriana da Figueira da Foz e conta com a participação dos hierarcas das Igrejas, no sábado (23), pelas 15h00.

 

Em Lisboa, vigília ecuménica jovem decorrerá nesse mesmo dia, na Igreja de Santa Joana Princesa, a partir das 21h30.

 

A Comissão Ecuménica Diocesana do Porto promove hoje uma celebração na Igreja Metodista do Mirante, na Praça Coronel Pacheco, às 21h30, durante a qual vai ser lançado o ‘Roteiro Ecuménico de Oração’, com propostas ecuménicas para o ano 2016.

 

No Algarve, será a Sé de Faro a acolher representantes das várias Igrejas cristãs do Algarve num momento de oração marcado para sábado, às 16h00.

 

Em Aveiro, a oração ecuménica vai realizar-se na igreja da Misericórdia, no centro da cidade, esta terça-feira, às 21h15.

 

O tema do oitavário, «Chamados a proclamar as maravilhas do Senhor», inspirado na Primeira Carta de São Pedro, é proposto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

 

Os textos do guião foram preparados por um grupo de representantes de diversas regiões da Letónia, por iniciativa do arcebispo católico de Riga.

 

No próximo dia 25, o Papa Francisco vai presidir na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, a um momento de oração para o qual estão convidados representantes de todas as Igrejas e comunidades cristãs da capital italiana.

 

A semana de oração vai estar em destaque nas emissões do Programa Ecclesia na Antena 1 da rádio pública, entre segunda e sexta-feira (22h45).

 

São informações da Agência Ecclesia.

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados