Página Inicial







Davos 2016: Desigualdade social em debate
20 de Janeiro de 2016

A “quarta revolução industrial” é o tema do Fórum Económico Mundial que arranca esta quarta-feira, 20 de janeiro, em Davos, na Suíça.

 

Depois da primeira revolução (com o aparecimento da máquina a vapor, da segunda (eletricidade, cadeia de montagem) e da terceira (eletrónica, robótica), surge a quarta revolução industrial que combinará numerosos fatores como a internet dos objetos ou a "big data' para transformar a economia.

 

A fase de desenvolvimento que atravessamos é baseada na internet, um meio tecnológico que veio facilitar a produção, mas que também promete agravar nos próximos anos as desigualdades sociais no Mundo.

 

Atualmente, a fortuna das 62 personalidades mais ricas do planeta suplanta a riqueza partilhada pela metade mais pobre de toda a população mundial. A perspetivada perda de 5 milhões de empregos nos próximos 5 anos não vai ajudar a reduzir o fosso. Talvez antes mesmo pelo contrário.

 

Para além das dificuldades que a economia mundial encontra para voltar a crescer, a 46ª edição do Fórum de Davos também discutirá a ameaça terrorista e a falta de respostas coerentes para a crise de refugiados na Europa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados