Página Inicial







Vaticano: Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo
22 de Janeiro de 2016

“Coração e gestos animados pela caridade e pelo amor divino” tornam “a nossa comunicação portadora da força de Deus”, afirma o Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Celebração acontece em 8 de maio de 2016, inspirada no tema «Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo».

 

O texto, divulgado nesta sexta-feira, 22 de janeiro, refere que “aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus”.

 

De acordo com Francisco, “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”.

 

“As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia”, explica o Santo Padre.

 

“Por isso, queria convidar todas as pessoas de boa vontade a redescobrirem o poder que a misericórdia tem de curar as relações dilaceradas e restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades. Todos nós sabemos como velhas feridas e prolongados ressentimentos podem aprisionar as pessoas, impedindo-as de comunicar e reconciliar-se. E isto aplica-se também às relações entre os povos. Em todos estes casos, a misericórdia é capaz de implementar um novo modo de falar e dialogar, como se exprimiu muito eloquentemente Shakespeare: «A misericórdia não é uma obrigação. Desce do céu como o refrigério da chuva sobre a terra. É uma dupla bênção: abençoa quem a dá e quem a recebe» (O mercador de Veneza, Acto IV, Cena I).

 

A mensagem completa está disponível na página do Vaticano.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados