Página Inicial







Europa: Região recebeu mais de um milhão de refugiados em 2015
23 de Dezembro de 2015

Europa: Região recebeu mais de um milhão de refugiados em 2015

 

A Europa recebeu mais de um milhão de migrantes e refugiados em 2015. A maior parte dos que chegam são da Síria, mas também de África e sul da Ásia. Esse é o número mais alto visto no continente desde a Segunda Guerra Mundial.

 

O alerta é da Organização Internacional para Migrações (OIM). Segundo a OIM, os sírios representam a grande maioria desse grupo, seguidos pelos iraquianos e afegãos.

 

Até 21 de dezembro, 971 mil pessoas chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo e 34 mil por terra.

 

Do total de 1.005.504 migrantes e refugiados, a grande maioria, mais de 816 mil, desembarcou inicialmente na Grécia. As chegadas pelo Mediterrâneo aumentaram de 5.500 em janeiro para 221 mil em outubro.

 

Houve uma queda no número de pessoas que tentaram atravessar o Mediterrâneo do norte da África para a Itália que passou de 170 mil em 2014 para 150 mil neste ano.

Segundo o Acnur e a OIM, mais de 3.600 pessoas morreram na viagem para chegar ao continente europeu.

 

O diretor-geral da OIM, William Lacy, declarou que "a migração é inevitável, é necessária e desejada". Ele afirmou que "não é suficiente apenas registrar o número de chegadas. A migração deve ser legal e segura tanto para as pessoas que chegam como para os países que as recebem".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados