Página Inicial







Portugal: 860 portugueses em voluntariado missionário
14 de Novembro de 2016

Em 2016, cerca de 860 portugueses envolveram-se em acções de voluntariado missionário a curto, médio e longo prazo no país e no estrangeiro. Quase dois terços são mulheres.

 

Os números vêm da FEC, a fundação Fé e Cooperação, a ONGD da Conferência Episcopal que dinamiza a Rede do Voluntariado Missionário desde 2002.

 

341 voluntários portugueses partiram para os espaços lusófonos da África, América Latina e Ásia. Desses, 305 estão envolvidos em projectos de curta duração (de 15 dias a seis meses) e 36 assumiram compromissos de sete meses até dois ou mais anos.

 

Cabo Verde é o grande destino dos voluntários missionários portugueses: 119. Os restantes estão repartidos por Moçambique (66), São Tomé e Príncipe (64), Angola (40), Guiné-Bissau (25), Timor-Leste (13) e Brasil (12). Dois partiram para a República Centro Africana.

 

A maioria dos voluntários tem entre 18 e 35 anos, 73 por cento são mulheres e 27 por cento homens.

 

Setenta são repetentes.

 

85 por cento são estudantes, recém-licenciados ou pessoas empregadas que usam as férias para se dedicarem ao voluntariado missionário internacional.

 

14 pessoas deixaram o emprego e nove pediram licença sem vencimento para poderem partir.

 

Os voluntários fazem muitas coisas nas missões. Um quarto dedica-se à educação e formação, 15 por cento a actividades de pastoral e 13 por cento à animação sociocultural.

 

Em Portugal, 519 jovens e adultos realizam ao longo do ano acções de regularidade assegurada que pode ir de uma vez por dia a uma vez por semana ou por mês ou a uma semana por ano.

 

Lisboa e Vale do Tejo é a zona mais coberta com 126 voluntários em acção. O Minho, Douro Litoral, Beiras e Alentejo em conjunto beneficiam da acção de 298 pessoas.

 

Dois terços dos voluntários no país desenvolve actividades de animação sociocultural e de trabalho na área da educação com crianças e jovens. O resto assistem idosos e famílias.

 

Segundo os dados da FEC, desde 2003 4677 pessoas participaram em projectos internacionais de voluntariado missionário, uma média de 334 pessoas por ano.

 

2014 foi o ano com mais voluntários no estrangeiro: 548 ao todo. 514 desenvolveram projectos de um a seis meses e 34 até dois anos ou mais.

 

2004 foi o ano recorde em estadas de longa duração: 99 ao todo.

 

José Vieira (mccj) – Jirenna

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados