Página Inicial







Angola: Um país rico com 20 milhões de pobres
17 de Novembro de 2016

O programa «Grande Reportagem», que vai ao ar na noite desta quinta-feira, durante o «Jornal da Noite» (às 20h), na SIC, apresentará uma reportagem focada em Angola, um país rico com milhões de pobres.

 

“Angola tem um dos maiores consumos de champanhe per capita do mundo: vendem-se 240 mil garrafas por ano, quase todas em Luanda. Dos 25 milhões de angolanos, 20 milhões vivem em situação de pobreza”, anuncia a chamada da reportagem.

 

Entre as estatísticas que serão apresentadas, 80% da população urbana de Angola vive em bairros de lata; 60% das famílias não têm acesso a fontes de água potável; as epidemias de malária e febre-amarela que começaram no final do ano passado já mataram mais de 14 mil pessoas no país.

 

Na última década, Angola registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo, mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil.

 

O país vai a votos no verão do próximo ano. José Eduardo dos Santos, que há 37 anos se sucede a si próprio, volta a ser o único candidato à presidência. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos de independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país onde as manifestações são reprimidas e os ativistas presos.

 

"Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" é um trabalho de Susana André, com imagem de Carlos Morais, edição de imagem de Tiago Martins e grafismo de Marta Coelho.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados