Página Inicial







Brasil: Esperanças e sonhos para a animação vocacional
16 de Novembro de 2016

A assembleia de animação missionária e promoção vocacional, com a participação de 13 representantes da Família Comboniana (leigos missionários combonianos, irmãs missionárias combonianas e missionários combonianos), decorreu de 8 a 11 de novembro de 2016, na cidade de São Paulo.

 

“Reconhecemos que a animação vocacional alcançará bons frutos se for realizada seguindo um processo, cujos momentos são: despertar, discernir, cultivar e acompanhar”, escreve o P. Alcides Costa, superior provincial, numa breve informação sobre a mesma Assembleia.

 

O objetivo da assembleia foi avaliar e programar as atividades da animação vocacional que desenvolvemos no Brasil. Como diferencial em relação a outras assembleias, desta vez dedicamos dois dias à formação com o irmão Alexandre Lobo, Marista, especialista em animação vocacional. Refletimos sobre os caminhos didáticos e metodológicos de animação vocacional, levando em consideração as realidades juvenis e o carisma comboniano.

 

Reconhecemos que a animação vocacional alcançará bons frutos se for realizada seguindo um processo, cujos momentos são: despertar, discernir, cultivar e acompanhar. Ao mesmo tempo, vemos a importância de que seja respeita a riqueza dos diferentes serviços, ministérios e vocações na igreja.

 

Como Família Comboniana, vimos as atividades desenvolvidas durante o ano de 2016, definimos objetivos para os próximos anos e programámos as atividades para 2017. Somos conscientes de que ainda hoje temos muitas potencialidades para oferecer à Igreja e à sociedade, sobretudo, o nosso carisma missionário vivo e atual. Vemos que a animação missionária e vocacional pode ter espaço para ser implementada de forma sistematizada em nossas paróquias, presenças pastorais e serviços específicos. Sugerimos uma especial atenção à animação missionária e vocacional para que não se restrinja somente às equipes encarregadas deste serviço, mas envolva toda a Família Comboniana.

 

Confiamos ao Bom Pastor os frutos desta Assembleia, desejando que cada um de nós se comprometa com entusiasmo no serviço de animar as vocações para a Igreja e a Missão. Que a Mãe Aparecida nos mostre sempre o caminho da fidelidade ao belo carisma que herdamos do nosso fundador São Daniel Comboni.

 

P. Alcides Costa, superior provincial dos Missionários Combonianos, no Brasil.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados