Página Inicial







Canadá: Carta aberta desde o Fórum Social Mundial 2016
2 de Setembro de 2016

A participação de 16 combonianos e combonianas na 12ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), de 9 a 14 de agosto de 2016, em Montreal, permitiu que nos encontrássemos com muitos irmãos e irmãs de diferentes países que perseguem o mesmo sonho de um outro mundo possível, alternativo a este dominante, insustentável, excludente, injusto e violento. Acreditamos que a participação no FSM seja um sinal de fidelidade ao carisma do nosso fundador, São Daniel Comboni, que lutou pela libertação da escravidão e a regeneração da África.

 

Carta aberta do Fórum Social Mundial 2016 Montreal - Canadá

A participação de 16 combonianos e combonianas na 12ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), de 9 a 14 de agosto de 2016, em Montreal, permitiu que nos encontrássemos com muitos irmãos e irmãs de diferentes países que perseguem o mesmo sonho de um outro mundo possível, alternativo a este dominante, insustentável, excludente, injusto e violento.

 

Acreditamos que a participação no FSM seja um sinal de fidelidade ao carisma do nosso fundador, São Daniel Comboni, que lutou pela libertação da escravidão e a regeneração da África.

 

Nos seminários realizados pela Comboni Network, tivemos a oportunidade de apresentar e de dar a conhecer a situação dramática que se está a viver no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e no Brasil, tendo dado particular destaque ao compromisso por uma paz justa, ao esforço pela transformação social e à resistência das populações locais às violações dos seus direitos sociais e ambientais.

 

Nos seminários, fizemos também uma análise a alguns temas de grande actualidade, tais como o açambarcamento de terras, o tráfico de seres humanos e as alterações climáticas globais, evidenciando o trabalho de advocacia para uma estratégia de intervenção também global.

 

Devido à prática discriminatória dos Serviços de Imigração do Canadá, o visto de entrada foi negado a muitos cidadãos dos países da África e da Ásia que desejavam participar no Fórum. A sua ausência foi uma grande perda para o evento que se realizava, pela primeira vez, em uma cidade do Norte do mundo. Desta feita, não se fizeram ouvir as vozes de tantas pessoas do Sul do mundo que poderiam ter desinquietado a opinião pública sobre as consequências negativas das políticas económicas neoliberais nos seus países e ter-nos feito participar do mesmo sonho das associações que lutam por uma paz justa e uma economia sustentável.

 

Constatamos ainda, com alguma tristeza, a falta do envolvimento da Igreja católica local no Fórum. Em contrapartida, notou-se uma maior participação de religiosos e, em particular, de religiosas nas actividades do FSM.

 

Consideramos fundamental que a Igreja local se comprometa activamente na preparação e na realização dos próximos Fóruns Sociais para que se possa associar às actividades pela Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), levadas a cabo por tantos nossos irmãos e irmãs cristãos do mundo inteiro.

 

Apesar dos limites organizacionais constatados durante o FSM, em Montreal, continuamos a acreditar que seja importante manter e reforçar o nosso compromisso, como Família Comboniana, participando nos próximos Fóruns, lugares privilegiados de encontro e de troca de experiências entre aqueles que acreditam e trabalham juntos por um outro mundo possível.

 

Acolhemos o desafio do Papa Francisco que na encíclica Laudato si’ convida a Igreja a escutar o grito da Terra e dos pobres e a unir-se a todas as pessoas de boa vontade para realizar a globalização da solidariedade e assumir o cuidado da casa comum.

 

Montreal, 14 de Agosto de 2016

 

Irmã Anna Faggion;

Irmã Gabriella Bottani;

P. Efrem Tresoldi;

P. Fernando Zolli;

P. Mariano Tibaldo;

P. Arlindo Ferreira Pinto;

Ir. João Paulo da Rocha Martins;

P. John Michael Converset;

P. Gian Paolo Pezzi Trebeschi;

P. Jaime Calvera Pi;

Ir. Bernardino Dias Frutuoso;

P. Daniele Moschetti;

P. Raimundo N. Rocha dos Santos;

P. Dario Bossi;

P. Joseph Mumbere Musanga;

P. Paul Annis



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados