Página Inicial







Mundo: Entra em vigor Acordo de Paris sobre mudança climática
4 de Novembro de 2016

O Acordo de Paris sobre mudança climática, adotado em dezembro do ano passado durante a Conferência das Nações Unidas conhecida como COP 21, entra em vigor oficialmente nesta sexta-feira, 4 de novembro.

 

O documento, considerado um marco, entra em vigor pouco antes da COP 22 que será realizada entre 7 e 18 de novembro no Marrocos.

 

O acordo estabelece um caminho para que todos os países limitem o aumento da temperatura e fortaleçam a resiliência aos "impactos inevitáveis" da mudança climática.

 

A principal meta é evitar que a temperatura média do planeta suba mais do que 2º Celsius neste século.

 

Para que isso aconteça, o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que os países terão de ser muito mais ambiciosos em relação ao corte nas emissões de gases que causam o efeito estufa.

 

O Pnuma sugere um corte extra de 25 por cento das emissões até 2030. A previsão é de que em 14 anos, as emissões fiquem em 14 gigatoneladas acima dos níveis necessários para limitar o aquecimento global a 2º Celsius.

 

Em Portugal, quase metade das emissões de gases com efeito de estufa chega do sector rodoviário e electricidade. O domínio do uso do carvão ainda é responsável por grande parte dos poluentes atmosféricos.

 

A Central Termoeléctrica de Sines é a maior responsável pela poluição. Os dados foram relevados na quinta-feira, 3 de novembro, pela associação ambientalista Zero com base nos relatórios oficiais do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) relativos a 2015.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados