Página Inicial







Mundo: 21 de Setembro - Dia Internacional da Paz
20 de Setembro de 2016

Celebra-se na quarta-feira, 21 de setembro, o «Dia Internacional da Paz». O tema escolhido para 2016 é: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: construindo blocos para a paz”.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma agenda para ser cumprida até 2030 e vieram substituir os 8 «Objetivos de Desenvolvimento do Milénio» (ODM), que estiveram na agenda dos países entre 2000 e 2015. Destina-se a acabar com a pobreza, proteger o planeta, e assegurar a prosperidade para todos.

 

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são essenciais para alcançar a paz no nosso tempo, como o desenvolvimento e a paz são interdependentes e se reforçam mutuamente”, diz a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

 

Esses objetivos, refere o líder da ONU, “são a nossa visão comum da humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e as pessoas… são uma lista de coisas a fazer para as pessoas e para o planeta, e um plano para o sucesso."

 

A comemoração desta data tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre os povos e a consagração da paz mundial. O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz.

 

Em Portugal as atividades desenvolvidas são realizadas tradicionalmente pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em cidades como o Porto e Lisboa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados