Página Inicial







Vaticano: Criada Secretaria para as Comunicações
23 de Setembro de 2016

O Estatuto que cria a Secretaria para as Comunicações do Vaticano (Spc), foi publicado na quinta-feira, 22 de setembro, e entra em vigor em 1° de outubro em caráter experimental por três anos.

 

O novo dicastério foi instituído pelo Papa com o Motu próprio “O atual contexto comunicativo”, de junho de 2015, no âmbito da reforma da Cúria Romana. Francisco entregou o documento ao prefeito da Spc, Monsenhor Dario Edoardo Viganò, num encontro cordial que ainda reunia o secretário da Spc, Mons. Lucio Adrián Ruiz, e o conselho do novo dicastério.

 

A Secretaria, segundo consta no Estatuto, trabalha em língua italiana e responde “ao atual contexto comunicativo caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento dos media digital, pelos fatores da convergência e da interatividade”. Esse novo ecossistema exige uma “reorganização” dos órgãos vaticanos e das entidades relacionadas com a Santa Sé, face “à integração e gestão unitária”.

 

O primeiro ponto de “natureza e competência” da nova Secretaria para as Comunicações salienta o objetivo primário de unificar “todas as realidades da Santa Sé que se ocupam da comunicação para que todo sistema responda de maneira coerente às necessidades da missão evangelizadora da Igreja”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados