Página Inicial







17 de Outubro: Dia Mundial de luta contra a Miséria
14 de Outubro de 2016

Celebra-se na próxima segunda-feira, 17 de outubro, o Dia Mundial de luta contra a Miséria. Em 2016, o tema escolhido para a campanha é «Da humilhação e da exclusão à participação: Eliminar a pobreza sob todas as suas formas».

 

O tema sublinha até que ponto é importante reconhecer e levar em conta a humilhação e a exclusão sofridas por numerosas pessoas a viver na pobreza.

 

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de «acabar com a pobreza sob todas as suas formas e no mundo inteiro», reconhece explicitamente que a pobreza não provém da falta de apenas um fator, mas da falta acumulada de numerosos fatores interdependentes que afetam a vida das pessoas.

 

“Isso significa que devemos ir além duma definição da pobreza que a considera simplesmente como uma falta de rendimentos ou do estritamente necessário para assegurar o bem-estar material - como a alimentação, o alojamento, a terra, etc. – a fim de a compreendermos plenamente nas suas múltiplas dimensões”, explica a página web da campanha.

 

Em Lisboa, a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza vai realizar um debate com um conjunto de economistas para reflectir sobre a realidade portuguesa, os principais desafios sociais atuais, os modelos macroeconómicos recentes e a sua (in) capacidade de dar resposta a esses mesmos desafios, bem como identificar soluções e propostas que alarguem o leque de alternativas a considerar no debate público. O foco do debate deverá ser o entendimento e promoção ou implementação dos mecanismos para promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo; de organizações, práticas e políticas de confiança, necessárias para construir sociedades resilientes, inclusivas, participativas, abertas e criativas, em particular tendo em consideração as migrações, a integração e as alterações demográficas.

 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deverá ser enviada até 14 de outubro.

 

Informações AQUI.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados