Página Inicial







Itália: Mais de quinze mil migrantes resgatados no mar em 2015
14 de Abril de 2015

Cerca de 2.800 migrantes foram resgatados no mar próximo à costa da Itália, neste fim de semana, a levar o número total de chegadas este ano para mais de 15 mil.

 

Os civis foram resgatados durante diferentes operações da Guarda Costeira e da Marinha italianas, com a ajuda de navios comerciais.

 

A maioria dos migrantes saiu da Líbia e muitos eram sírios, eritreus, somalis e etíopes. O corpo de uma pessoa morta foi encontrado em um dos barcos.

 

Este é o segundo fim de semana consecutivo em que grande número de migrantes é resgatado no Canal da Sicília. Segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM), no primeiro fim de semana de abril, a Itália salvou cerca de 2.000 migrantes em diversas operações marítimas.

 

Na semana passada, o Ministério do Interior da Itália divulgou novos dados da chegadas de migrantes. Nos primeiros três meses de 2015, 10.165 chegaram na costa italiana, uma pequena queda em relação ao mesmo período de 2014.

 

Muitos dos migrantes esperaram a partida por mais de um mês em chamadas "casas de conexão" onde, muitas vezes, foram vítimas de violência e de abuso por contrabandistas.

 

O chefe da OIM disse que mais deve ser feito para identificar estes "contrabandistas inescrupulosos", processá-los e "acabar com estas redes criminosas".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados