Página Inicial







Vaticano: Papa aos embaixadores: "Que a paz ecoe em todo o mundo"
13 de Janeiro de 2015

Na manhã da segunda-feira, 12 de Janeiro, o Papa recebeu os embaixadores credenciados na Santa Sé. Este é um dos encontros mais esperados no início de cada ano, pois em seu discurso, tradicionalmente o Pontífice expressa as suas maiores preocupações em relação à realidade internacional.

 

As palavras iniciais do Papa Francisco se inspiraram na mensagem anunciada na noite de Natal: Hoje, desejo fazer ressoar fortemente uma palavra que nos é muito cara: paz! A paz, dom precioso de Deus e, ao mesmo tempo, no-la indica como responsabilidade pessoal e social que nos deve encontrar solícitos e operosos.

 

Mas, ao lado da paz, o presépio fala-nos doutra realidade dramática: a rejeição. Nalgumas representações iconográficas tanto do Ocidente como do Oriente, o Menino Jesus não aparece reclinado num berço, mas deposto num sepulcro. A imagem, que pretende associar as duas festas cristãs principais – o Natal e a Páscoa –, mostra que, a par da jubilosa recepção motivada pelo novo nascimento, existe todo o drama do desprezo e rejeição até à morte na cruz de que foi objecto Jesus.

 

O discurso completo e em português está disponível na página do Vaticano.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados