Página Inicial







Prémio: Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento
5 de Março de 2015

Um grupo de refugiadas sírias e agricultores nicaraguenses são os primeiros ganhadores do prémio “Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento”, a ser entregue pela Cáritas Internacional no dia 8 de Março, «Dia Internacional da Mulher».

 

“O prêmio reconhece projetos que destacam a contribuição das mulheres para garantir alimentação e melhorar os meios de subsistência de suas famílias e comunidades. Através deles, as mulheres estão capacitadas a assumir um papel mais ativo em suas comunidades", declarou o Secretário-Geral da Cáritas Internacional, Michel Roy. "Ao ouvir as histórias dessas mulheres, tornamos visíveis seus esforços, e como é importante para a Igreja valorizá-los", acrescentou.

 

O Prêmio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento é destinado a dois projetos, que receberão 10.000 euros cada um.

 

Na categoria voltada para programas executados por organizações da Cáritas, venceu o programa da Cáritas Nicarágua pelo “empoderamento das mulheres rurais para produção de alimentos para comer e vender”.

 

Na categoria dos programas fora da Rede, venceu Basmeh e Zeitooneh, uma associação que ajuda mulheres refugiadas no Líbano.

 

Tendo fugido da guerra devastadora na Síria, muitas mulheres refugiadas estão sozinhas com seus filhos e não têm nenhuma maneira de ganhar a vida. Basmeh e Zeitooneh desenvolveram um programa de bordados, entre outros projetos, que ajudam as mulheres, tanto refugiadas sírias como palestinas, a sustentar suas famílias.

 

A cerimônia de premiação será parte da segunda edição do evento "Vozes da Fé", que reunirá católicas engajadas em todo o mundo na Casina Pio IV, no Vaticano.

 

Patrocinado pela Fundação Fidel Goetz, o "Vozes da Fé" ressalta a contribuição das mulheres na Igreja Católica junto aos pobres, na defesa da dignidade humana e na promoção da igualdade. O evento será transmitido em direto, no dia 8 de março, no site da campanha.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados