Página Inicial







Mundo: Dia dos Missionários Mártires (24 de março)
23 de Março de 2015

Na terça-feira, 24 de março, celebra-se o Dia Mundial dos Missionários Mártires. «No signo da cruz» é o tema escolhido para inspirar as celebrações em 2015.

 

A iniciativa tem como objetivo lembrar, com oração e jejum, todos os missionários que foram mortos no mundo e todos os agentes pastorais que derramaram seu sangue por causa do Evangelho.

 

Desde 1993, por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias da Itália, escolhendo como data o aniversário do assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero, Arcebispo de San Salvador (24 de março de 1980), o Dia de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires chega este ano à sua 23ª edição na perspectiva da iminente beatificação de Dom Romero, que terá lugar no dia 23 de maio.

 

"Muitos missionários que deram suas vidas simplesmente porque, como Cristo, escolheram ficar ao lado dos pobres e pequenos, porque viveram as bem-aventuranças como operadores da paz e da justiça para os povos que o Senhor lhes confiou para servir - escreve Pe. Michele Autuoro, Diretor Nacional de Missão, no subsídio para o dia. Portanto, dia de memória, mas também de intercessão pelo dom da paz e de uma fraternidade verdadeira no respeito de todos... ".

 

Ao comentar sobre o tema escolhido para o dia deste ano, "No signo da cruz", Alessandro Zappalá, secretário nacional de Missão Jovem, afirma: "Se há uma coisa que une todos os cristãos espalhados nos cinco continentes, esta é a cruz. Um instrumento de tortura e morte que durante séculos aterrorizou todos os povos, até que, naquela cruz foi crucificado o Filho de Deus, Jesus... Daquele momento em diante, a cruz se tornou um símbolo de salvação para todos, porque Jesus, morrendo, redimiu todas as nossas culpas e todos os nossos pecados".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados