Página Inicial







Europa: Mensagem ecuménica assinala Dia dos Ciganos
8 de Abril de 2015

As conferências episcopais católicas e as Igrejas cristãs na Europa emitiram ontem uma mensagem conjunta contra a discriminação da população cigana, a respeito do Dia Internacional dos Ciganos, que se assinala nesta quarta-feira, 8 de abril.

 

O texto fala numa situação “lamentável”, criticando “o anticiganismo verbal e ativo em toda a Europa”, bem como a alta taxa de desemprego, a falta de formação pessoal e a “extrema pobreza” que afetam estas populações.

 

“Pedimos às nossas comunidades que sejam cada vez mais abertas diante da realidade dos ciganos roma, que muitas vezes são excluídos e vivem na pobreza, à margem da sociedade”, escrevem os responsáveis do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Europeias (KEK-CEC).

 

Os líderes cristãos sublinham que o povo cigano tem uma “cultura rica” que inclui valores como “a vida familiar, o amor pelas crianças, a fé em Deus, o respeito pelos defuntos, o prazer da música e da dança”.

 

“Consideramos esta cultura como um dom do Criador, que merece respeito e apoio” prossegue a mensagem.

 

O texto sublinha que, além da educação e do emprego, o “coração humano” é o “terceiro pilar importante no desenvolvimento das relações” com os ciganos.

 

O Dia Internacional dos Roma/Ciganos (International Roma Day) procura dar visibilidade à presença das comunidades ciganas em todo o mundo.

 

Com informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados