Página Inicial







Filipinas: Bispos pedem Igreja sempre mais a serviço dos pobres
6 de Janeiro de 2015

A Conferência Episcopal Filipina convida os sacerdotes de Manila a “imitar Cristo antes de qualquer outra coisa”. Os sacerdotes participam de um encontro de preparação, sob o tema “Uma Igreja pobre a serviço dos pobres, o coração de Francisco”, por ocasião da iminente visita do Papa ao país.

 

A mensagem dirigida pelo presidente da Conferência Episcopal Filipina, Dom Socrates B. Villegas, é um forte chamado à missão do ministério sacerdotal: a praticar antes de pregar, a conduzir os fiéis com o exemplo e a demonstrar, sobretudo às novas gerações, que Jesus merece ser imitado. De facto, se “os jovens e as crianças verem que os pastores têm mais interesse na imitação do que no dinheiro, permanecerão próximos de Deus. Se nos concentrarmos na imitação de Cristo ao invés de impor tarifas para os Sacramentos, então veremos a renovação”, afirma o prelado.

 

Em seguida, o arcebispo de Lingayen-Dagupan dirige uma dura advertência contra o clericalismo que insidia a vocação de tantos sacerdotes hoje: “O clericalismo expressa privilégios, prerrogativas, títulos e tratamentos especiais. Prefere as sacristias às favelas. Está mais interessado nos paramentos decorados do que nas almas reconciliadas”, escreve, recordando que na história da Igreja as reformas sempre se iniciaram com a reforma do clero.

 

Somente se renunciarem a este clericalismo materialista os sacerdotes filipinos poderão ver “o arco-íris da esperança no Ano dos Pobres” convocado pelos bispos para 2015.

 

Daí, a exortação aos párocos a não repelirem os pobres e os mendigos: “Façam sempre a caridade aos pobres que procurarem vocês, não tenham medo de ser enganados e não os deixem de mãos vazias. Não tenham medo de acariciar os mendigos. Se tiverem que errar, errem por excesso de caridade e gentileza, porque nunca se é por demais gentil”.

 

O Ano dos Pobres quer ser também um convite aos sacerdotes a mudarem estilo de vida “abraçando” a pobreza de Cristo na Cruz: “Devemos olhar para Jesus e ser como Ele. Esta é a nossa missão: ser Jesus e dar Jesus que é o nosso único tesouro”, conclui a mensagem.

 

O Papa Francisco visitará o Sri Lanka e as Filipinas entre os dias 12 e 19 de Janeiro de 2015.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados