Página Inicial







Europa: 2015 é o Ano Europeu do Desenvolvimento
7 de Janeiro de 2015

O ano de 2015 foi declarado o «Ano Europeu do Desenvolvimento: o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro». É o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo. Para as organizações de desenvolvimento de toda a Europa é uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento. Além disso, em 2015 está igualmente previsto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000, e a comunidade internacional deverá decidir qual o futuro quadro mundial para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

 

O Eurobarómetro de 2013 mostra-nos dados surpreendentes sobre a forma como os cidadãos europeus veem o desenvolvimento:

- Mais de 80 por cento consideram que a ajuda ao desenvolvimento é importante e 60 por cento pensam que temos de reforçar essa ajuda

- 60 por cento  também acreditam que a luta contra a pobreza nos países em desenvolvimento deve ser uma das prioridades da União Europeia

- 50 por cento declaram, contudo, não saber para onde vai a ajuda da União Europeia

 

«Em 2015, faremos o que estiver ao nosso alcance para explicar aos cidadãos europeus como funciona a ajuda ao desenvolvimento e para demonstrar que produz efeitos concretos e duradouros. Vamos mostrar aos contribuintes que o seu dinheiro está a ser utilizado da melhor forma possível para ajudar as pessoas em todo o mundo que, sem terem culpa nenhuma, se encontram numa situação de pobreza, dando-lhes meios de subsistência para si, as suas famílias e comunidades», refere a página da União Europeia dedicada ao Ano Europeu do Desenvolvimento.

 

Para isso, a cada mês será apresentado um tema das diferentes áreas de atuação da União Europeia. Para o mês de Janeiro o tema é:

A Europa no mundo - A União Europeia está presente e ativa na maioria dos países do mundo. As suas 139 delegações em todo o mundo são uma preciosa fonte de informação da UE no terreno. Todos os dias contribuem para a criação de parcerias sólidas e duradouras, por vezes, em condições extremamente difíceis e perigosas. Tendo defendido acerrimamente os objetivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, a UE participa agora na elaboração de uma agenda para o desenvolvimento mundial com vista a obter uma mudança duradoura e a aproximar-nos do objetivo final: uma vida digna para todos.

 

Veja a lista com os temas que serão apresentados nos próximos meses do ano:

Educação - fevereiro

Mulheres e raparigas - março

Saúde - abril

Paz e segurança - maio

Crescimento verde e sustentável, emprego digno e empresas - junho

Crianças e jovens - julho

Ajuda humanitária - agosto

Demografia e migração - setembro

Segurança alimentar - outubro

Desenvolvimento sustentável e ação climática - novembro

Direitos humanos e governação - dezembro

 

Site da campanha

Facebook



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados