Página Inicial







Semana Cáritas: Num só coração, uma só família humana
26 de Fevereiro de 2015

Começa no próximo dia 1 de março a Semana Nacional Cáritas, com o tema: “Num só coração, uma só família humana”. A Cáritas Portuguesa pretende, desta forma, chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a Família. Tendo em vista, não só o Sínodo Ordinário dos bispos de 2015 sobre o tema da família “Os desafios pastorais sobre a família em contexto de evangelização”, mas também outras razões como é a campanha internacional “Uma Só Família Humana, Alimento para Todos” que termina em maio de 2015.

 

Tem também em consideração o quadro político, nacional e internacional, onde são relevantes para o contexto da família, as campanhas propostas e integradas no “Ano Europeu para o Desenvolvimento” e nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 

Durante esta semana e, para além de conjunto de ações locais, a Semana nacional Cáritas, leva à rua o habitual Peditório Público que se realizará em diversas cidades e estabelecimentos comerciais entre os dias de 5 a 8 de Março.

 

Este gesto público é de uma importância fulcral para a Cáritas, em Portugal, já que reverte a favor dos diferentes projetos sociais concretizados em cada uma das Cáritas Diocesanas do país. Para que o Peditório aconteça, milhares de voluntários saem à rua, apelando à generosidade e à partilha. Para a Cáritas este é um gesto de solidariedade e de corresponsabilidade e por isso “o nosso apelo é para que todos os cidadãos se sintam, por um lado, parte do problema e, por outro, comprometidos na procura de soluções que façam frente às verdadeiras causas da pobreza em Portugal”, afirma Eugénio Fonseca.

 

Em Portugal, a Cáritas tem procurado dar respostas concretas, nomeadamente, pelo desenvolvimento de projetos que têm em vista o combate ao desemprego. Um exemplo é a aposta no projeto Cria(c)tividade e na plataforma In Spira.

 

Em 2014, perante todas as dificuldades económicas consequência das diferentes medidas de austeridade, o Peditório Público da Cáritas angariou 327.957,65 euros.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados