Página Inicial







Europa: Campanha Tecnologia Livre de Conflito
25 de Fevereiro de 2015

A FEC - Fundação Fé e Cooperação e a FGS - Fundação Gonçalo da Silveira associaram-se à campanha Tecnologia Livre de Conflito, da ONG Alboan, que apoia a criação de uma diretiva europeia que impeça a compra de minerais oriundos de zonas de conflito armado.

 

Os minerais de conflito como o coltan, o estanho, o ouro e o volfrâmio são minerais caros e escassos, extraídos em zonas de conflito para a fabricação de telemóveis, tablets e computadores.

 

Na República Democrática do Congo, onde estão 80 por cento das reservas mundiais de coltan, a extração, processamento e venda destes minerais é controlada por grupos armados que alimentam um conflito que, desde 1998, já provocou a morte e o deslocamento de milhares de pessoas. O fenómeno também está relacionado com a violação de mais de cem mil mulheres a cada ano.

 

Face a esta situação, diversas organizações da sociedade civil querem a correção da diretiva europeia que afirma que a indústria não pode comprar minerais cujo comércio alimenta conflitos armados, uma vez que neste momento esta norma é apenas uma recomendação, não sendo obrigatória para os fabricantes.

 

Nesse sentido, a Alboan tem a decorrer até ao final de fevereiro uma petição online, com o objetivo de recolher assinaturas para mudar esta diretiva, de forma a que se torne obrigatória para todas as empresas europeias, contribuindo assim para um uso responsável das novas tecnologias e para o fim do conflito que provocou mais mortes desde a II Guerra Mundial.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados