Página Inicial







Portugal: O padre das prisões – um documentário pela justiça social
23 de Fevereiro de 2015

O padre das prisões” é um documentário sobre o trabalho da assistência espiritual e religiosa que há 40 anos o Padre João Gonçalves desenvolve nas cadeias da Diocese de Aveiro em Portugal sendo atualmente coordenador nacional da Pastoral Penitenciária.

O documentário tem a realização de Daniela Leitão com o argumento de Inês Leitão. Estas duas irmãs assinalaram assim o Dia Internacional da Justiça Social, celebrado no passado 20 de fevereiro.

 

O documentário procura responder a interrogações como estas: «Como é que Deus entra na prisão? Que rosto tem e do que fala? O que tem para contar o padre que se tornou a voz muda das cadeias? E que cadeias são estas que construímos e que estão cada vez mais cheias e cada vez mais pobres?»

 

«A vida do padre João Gonçalves ajuda-nos a não nos esquecermos que somos todos iguais», sublinham Inês e Daniela Leitão, que na banda sonora contam com a música "Que Deus", cedida por Boss AC.

 

“O padre João Gonçalves e a Pastoral Penitenciária devem ser uma referência daquilo que é o trabalho da Igreja portuguesa com os que estão verdadeiramente na margem, e poder ajudar a sua ação pública, é um desafio profundo e uma pequena felicidade”, referiu Inês Leitão.

 

Este trabalho, com imagem de Ricardo Vieira, chega ao público um ano e um dia depois de as irmãs Leitão se terem encontrado com o Papa no Vaticano, para lhe entregar um documentário sobre o trabalho dos missionários da Consolata e a realidade social do bairro do Zambujal.

 

O padre João Gonçalves, segundo a argumentista, tem sido “um microfone”, a “voz dos mudos, das pessoas reclusas”.

 

Para Inês Leitão, a linha entre a pena e o castigo “é ténue” e “ninguém está livre” de um dia ir para uma cadeia: “Ninguém faz a ideia do que é uma reclusão, o que é viver numa cadeia portuguesa”.

 

O padre João Gonçalves visita a cadeia de Aveiro à segunda-feira para a celebração da Palavra e recebe individualmente os reclusos.

 

Entrevista com padre João Gonçalves ao «Programa Ecclesia» pode ser vista esta segunda-feira, 23 de fevereiro, na RTP2, a partir das 15h30.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados