Página Inicial







Roma: África precisa de solidariedade, não de armas!
17 de Março de 2015

África precisa de solidariedade, não de armas!” afirmou o cardeal Fernando Filoni no encerramento do Congresso "África, continente a caminho", que decorreu durante três dias em Roma.

 

«África precisa de encorajamento e solidariedade. Não precisa de migração, aquisição de armas e saques. Precisa de solidariedade. Sim, a África é uma "nova criatura" que deve ser “respeitada, amada, apoiada”. África será verdadeiramente terra de "paz e misericórdia". África não deve ser um "problema", como às vezes pensam as sociedades ocidentais, mas uma terra capaz de crescer e se desenvolver, e de participar do bem e da vida internacional.»

 

O Congresso abordou durante três dias aspectos importantes da vida e dos problemas deste continente: “migração, cooperação, solidariedade, geopolítica, interesses económicos, mas também as contribuições da igreja africana para a justiça, a paz, a reconciliação, o desenvolvimento tecnológico”, explicou o cardeal.

 

«O compromisso de África com o Senhor Jesus é um tesouro precioso" na perspectiva da "reconciliação entre as pessoas e as comunidades, e na promoção da paz e justiça verdadeira», foram palavras do Papa Emérito Bento XVI agora recordadas.

 

«Estas palavras - afirmou o cardeal Filoni - são mais do que nunca oportunas, no contexto de um continente atingido por várias guerras, violência e ódio. Ele mencionou outras guerras como "Ébola, malária, dengue, sida e inúmeras doenças" que atingem a população. E também fez alusão às divisões tribais, aos saques de recursos minerais e naturais, a pobreza de muitos contrastando com a riqueza de poucos, e a corrupção em diferentes níveis.

 

Além disso, reconheceu que o continente precisa de "líderes políticos corajosos e proféticos, que sejam inspirados pelo Evangelho; bispos e sacerdotes segundo o coração de Cristo; leigos generosos e responsáveis, crianças esperançosas que olham para a terra não como um lugar problemático e avaro, mas rico em bem e esperança que se semeia e se constrói”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados