Página Inicial







Europa: Dia das Vítimas do Terrorismo
11 de Março de 2015

Nesta quarta-feira, 11 de Março, celebra-se de forma solidária o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.

 

Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo. Através de um dia de homenagem pretende-se consciencializar a opinião pública para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos.

 

O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído em 2004 pelo Conselho Europeu. A data escolhida assinala os atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004.

 

O relatório “Global terrorism index” (Índice de Terrorismo Global), referente ao ano de 2013, aponta os grupos terroristas Boko Haram, Estado Islâmico, Al Qaeda e os talibãs como os mais perigosos do mundo.

 

Em 2013, foram 17.958 vítimas de ataques terroristas. Com 2.492 atentados, o Iraque foi o país mais afetado pelo recrudescimento da violência. Junto com Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Síria, os cinco países concentraram quase 80 por cento das vítimas fatais de terrorismo em 2013.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados