Página Inicial







Quénia: Projeto missionário JIM 2016/2017
5 de Dezembro de 2016

Todos os anos, o Grupo Jovens em Missão (JIM) desenvolve um projeto de solidariedade missionária que é assumido por missionários combonianos, missionárias combonianas, seculares combonianas, leigos missionários combonianos, cenáculos, benfeitores, colaboradores e amigos em Portugal.

 

Para o ano pastoral 2016/2017, o pedido de cooperação foi apresentado pelas Missionárias Combonianas no Quénia.

 

Missão de Adu, no Quénia

É uma missão jovem: foi criada há dezasseis anos. Fica a 58 quilómetros da cidade de Malindi, no Norte deste país africano. É uma zona rural e pobre, onde se vive da produção do carvão e a base da alimentação é a farinha de milho e feijão. A mulher tem um papel muito importante na vida da social e familiar e os problemas caem sobre ela, analfabeta e sem recursos.

 

As Irmãs Missionárias Combonianas propõem a criação de três grupos de 30 mulheres, onde elas serão capacitadas para mais tarde começarem os seus próprios negócios. Farão cursos de costura, alfabetização e educação familiar que as ajudarão a tratar dos filhos e das famílias. Diz-se em África: “Ajuda uma mulher e estás a mudar a sociedade.” Estes cursos terão a duração de um ano.

 

As participantes nos cursos irão dar o seu tempo e vontade, porém, também terão de contribuir mensalmente com uma quantia que é muito para elas. Além disso, cada uma compromete-se a plantar e cuidar de 12 árvores, plantadas à volta das casas e em espaços comuns da aldeia, como, por exemplo, o centro de saúde, a igreja, a escola… Esta é uma maneira de as responsabilizar pela natureza, já que o corte de árvores para fazer carvão é uma das práticas mais comuns.

 

O custo do Projeto

A Família Comboniana quer contribuir com 10.440 euros, que serão usados para o salário da coordenadora local, o transporte, material de escritório, o salário para três professoras e a compra de máquinas e material de costura.

 

Como contribuir

Foi criada uma conta onde se pode fazer depósitos ou para a qual fazer transferências:

 

IBAN PT 50 0035 0557 0004 1132 5300 6

 

Por favor identifique os donativos com o nome “Projeto Missão de Adu”. Os contributos também poderão ser enviados ou entregues em qualquer das casas combonianas em Portugal.

 

Para mais informações, contactar as Missionárias Combonianas de Lisboa: Rua Cidade Nova Lisboa, 57, 1800-107 Lisboa. Tel. 218 517 640



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados