Página Inicial







Caminhada Pela Mudança: Cuidar da Casa Comum
13 de Janeiro de 2017

“Mudar pelo Planeta, Cuidar das Pessoas”, numa grande Caminhada de Mudança e Conversão Ecológica, inspirada na Encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum,  que tem o seu início em janeiro e culmina em maio de 2017, com a visita do Papa Francisco a Fátima.

 

A campanha “Caminhada pela Mudança” integra o projeto “Juntos pela Mudança - ação conjunta por estilos de vida sustentáveis”, promovido pela FEC - Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade e a CIDSE, com o apoio do Instituto Camões. O projeto Juntos pela Mudança tem como objetivo consciencializar a sociedade civil europeia, em particular a portuguesa, para a necessidade de adoção de novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global.

 

Um Ano Novo está a começar! É sempre o momento de parar e pensar o que marcou o mundo. Todos os media fazem retratos da realidade, mostram imagens, personalidades do ano... a nível pessoal, para muitos de nós, é também tempo de fazer alguns propósitos, algumas mudanças que queremos concretizar. Quais são as tuas imagens do ano que passou? Como vês o mundo? Que desafios, alegrias?

 

Com este ponto de partida, propomos começar este Ano Novo com uma Caminhada pela Mudança! Começamos inspirados pelos Reis Magos, na forma como partiram à procura de onde vinha a Estrela Brilhante que eles viram surgir no céu. Vieram de longe, à procura de um mundo melhor, seguindo a Estrela. Encontram O Rei - Jesus - um bebé simples, numa família simples, num lugar simples... e mudam totalmente o seu caminho.

 

Luz e Simplicidade, Verdade, Caminho, Procura e Encontro… estes são os pontos chave do nosso caminho.

 

O que te faz mudar? Que luzes tens seguido? Que luzes seguem os reis deste mundo? Que caminhos temos de mudar na nossa vida, no nosso mundo?

 

Vem ao nosso encontro neste Caminho do Papa Francisco, com um apoio precioso - a Encíclica Laudato Si, sobre o Cuidado de Nossa Casa Comum. Trata-se de parar e ver como está a nossa vida/casa, que mudanças devemos - nós, mundo - fazer, para conseguir uma verdadeira casa comum, com um lugar para todos, no presente e no futuro.

A nossa casa comum precisa de mudanças nos estilos de vida, precisa de uma educação e espiritualidade ecológicas (Encíclica Laudato Si, Capítulo 6)

Descarregue o Guião.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados