Página Inicial







América Latina: Rede "Iglesias y Minería" lança site oficial
13 de Fevereiro de 2017

Os missionários combonianos do Brasil participaram na fundação da rede internacional latino-americana Iglesias y Minería (IyM) e, desde 2013, continuam a acompanhar as actividades de advocacia desta organização, que tem por objecto principal monitorar as pessoas e as comunidades afectadas pela indústria mineira, de modo especial na região amazónica do continente. Nestes últimos anos, têm-se registado alguns avanços significativos e algumas histórias de sucesso, relacionados com a defesa da vida e dos direitos socioambientais. Uma das últimas novidades de IyM é o lançamento do seu site oficial. Para visitar o site, clique aqui.

 

Iglesias y Minería (IyM) é uma coalizão ecuménica de cerca de 70 entidades do continente americano. São comunidades cristãs, equipes de pastoral, comissões pastorais diocesanas, equipes das diversas congregações religiosas, grupos de reflexão teológica, leigos e leigas reunidos por causa do desafio comum dos impactos e das violações dos direitos socioambientais, provocados pelas empresas mineiras. IyM acredita na força da organização popular nos territórios, a partir do intenso trabalho das lideranças cristãs, da mística e do compromisso das comunidades de fé. Estas defendem, no dia-a-dia, a vida das pessoas, a sua cultura e a relação com a Mãe Terra, os seus projectos e estilos de vida frente aos megaprojectos mineiros, cujo impacto ameaça a vida humana e degrada irreparavelmente o meio ambiente, agindo sem escrúpulos e visando apenas interesses económicos externos, alheios às populações locais.

 

A rede IyM nasceu pela necessidade das comunidades se articularem e organizarem juntas, a partir da crescente criminalização e perseguição das suas lideranças, seja por parte das mineradoras que dos Estados, a maioria das vezes ao serviço dos interesses empresariais nacionais e internacionais.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados