Página Inicial







Vaticano: “Somos herdeiros dos sonhos dos nossos pais”
6 de Fevereiro de 2017

O Papa Francisco presidiu à missa da festa da Apresentação do Senhor, na Basílica Vaticana, por ocasião do XXI Dia Mundial da Vida Consagrada, 2 de fevereiro, que, neste ano, adquiriu um significado particular de agradecimento e oração pelo dom das vocações, na perspetiva do Sínodo dos Bispos dedicado ao tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

 

“Quando os pais de Jesus levaram o Menino ao Templo para cumprir as prescrições da lei, Simeão, «impelido pelo Espírito» (Lc 2, 27), toma nos seus braços o Menino e começa a louvar a Deus. Um cântico de bênção e de louvor: «Porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo» (Lc 2, 30-32). Simeão não só pôde ver, mas teve também o privilégio de abraçar a esperança por que aspirava, e isto fá-lo exultar de alegria. O seu coração rejubila porque Deus habita no meio do seu povo; sente-O carne da sua carne.

 

A liturgia de hoje diz-nos que, com aquele rito (quarenta dias depois do nascimento), o Senhor «exteriormente cumpria as prescrições da lei, mas na realidade vinha ao encontro do seu povo fiel» (Missal Romano, 2 de fevereiro, Monição à procissão de entrada). O encontro de Deus com o seu povo desperta a alegria e renova a esperança”.

 

O texto completo, em português, está disponível na página do Vaticano.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados