Página Inicial







Iraque: Dia de oração e jejum pela paz
18 de Junho de 2014

O Patriarca Caldeu Louis Raphael I Sako pediu para todas as comunidades caldeias espalhadas no Iraque e no resto do mundo para “dedicarem o dia 18 de junho, quarta-feira, ao jejum e à oração pela restauração da segurança e da estabilidade no Iraque".

De acordo com o comunicado do patriarcado, "a oração e o jejum podem mudar os corações das pessoas e incentivá-las ao diálogo e ao respeito recíproco, com a bênção de Deus".

 

O Patriarca Caldeu fez o convite diretamente dos Estados Unidos, onde se encontra em uma visita pastoral às comunidades caldeias presentes na América do Norte.

 

Os bispos reunidos decidiram não cancelar a reunião do Sínodo da Igreja caldeia programado do 24-28 de junho. O evento foi colocado em dúvida devido

 

O desenvolvimento dramático da situação iraquiana, causado pela conquista de Mossul pelos milicianos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil), está a ser acompanhado com apreensão pelo patriarca e pelos bispos caldeus que regressarão ao Iraque nesta semana.

 

Este encontro importante do episcopado caldeu deveria se realizar, inicialmente, em Bagdad, mas o programa foi mudado e a reunião se realizará, em Ankawa, perto de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

 

A mudança do encontro para uma região controlada pelos curdos e não envolvida no conflito facilitará a participação dos bispos de Mossul e Kirkuk.

 

Os debates programados para o sínodo tinham sido focalizados, primeiramente, nas questões pastorais e jurisdicionais relativas à vida da Igreja, como a escolha de novos bispos para as sedes episcopais vacantes e a unificação dos rituais nas celebrações litúrgicas do Batismo e Matrimónio. Segundo o porta-voz do Patriarcado caldeu, Pe. Albert Hisham, "a nova situação que se criou no Iraque levará os bispos a refletirem sobre as novas emergências que marcam as comunidades cristãs e de todo o país".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados