Página Inicial







África Do sul: 90 anos da presença dos Missionário Combonianos
18 de Junho de 2014

Para comemorar o 150º aniversário do Plano de Comboni e os 90 anos da nossa presença comboniana na África do Sul, a província sul-africana organizou um retiro, orientado pelo P. David Glenday, e duas conferências, uma em Pretória e outra em Johannesburgo, sobre o Plano do nosso Fundador. No retiro, participaram vinte e três combonianos.

 

O retiro realizou-se de 8 a 13 de Junho, em Maria Trost, onde os Missionários Combonianos iniciaram a sua presença, em 1924. Muitos confrades que trabalharam na África do Sul durante estes anos estão enterrados no cemitério desta missão. Foi um momento de profunda comunhão entre nós e os nossos confrades que nos precederam na obra de evangelização. Fomos renovados no nosso espírito missionário através dos momentos de oração, da reflexão e das celebrações comunitárias.

 

O tema do retiro versava sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, e sobre o Plano de Comboni.

 

As duas conferências – em Joanesburgo e em Pretória nos dias 7 e 14 de Junho respectivamente – estavam abertas a sacerdotes, religiosos e amigos dos combonianos. Os participantes não foram muitos, mas todos estavam bem motivados. Comboni e o seu Plano estão a entrar cada vez mais na vida da Igreja, na África do Sul. Comboni é cada vez mais conhecido e inspira nas pessoas o desejo de se envolverem na obra da evangelização.

 

Como Comboni, antevemos um “futuro brilhante” para a sociedade e para a Igreja na África do Sul. Estamos convencidos de que o caminho mais adequado para uma Igreja missionária mais incisiva é aquele que está enraizado numa relação pessoal com Cristo e com o nosso Fundador. Este é o caminho – usando as palavras do papa Francisco – para se tornar verdadeiros “discípulos missionários”.

 

(P. Jeremias Martins - MCCJ)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados