Página Inicial







Portugal: Dia Mandela celebrado com documentário sobre apartheid
17 de Julho de 2014

O Dia Mandela, celebrado mundialmente a 18 de Julho, serve de pretexto para a estreia, em Portugal, de um documentário que retrata o apartheid, regime segregacionista da África do Sul, através da história de um empresário francês.

 

Realizado pelo espanhol Carlos Agulló, "Plot for peace, the end of apartheid, an untold story" (conspiração para a paz, o fim do apartheid, uma história por contar) relata a história de Jean-Yves Olliver, conhecido como "Monsieur Jacques", cuja actuação "foi instrumental para uma paz regional e o fim da discriminação racial na África do Sul", resume a apresentação do filme.

 

Rodado em Cuba, Estados Unidos, Marrocos, Espanha, Moçambique, Angola e Portugal, para além de África do Sul, "Plot for peace" já foi exibido numa trintena de festivais internacionais, tendo sido premiado no Brasil, Estados Unidos, Irlanda e França.

 

Em Portugal, estreia-se na sexta-feira, às 20:00, na presença do realizador, no quadro da programação do Dia Mandela, que decorre no Largo do Intendente, em Lisboa.

 

O director da Fundação Naleson Mandela, Sello Hatang, estará de visita a Portugal na sexta-feira, para acompanhar a celebração do dia que homenageia o líder histórico da África do Sul.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados