Página Inicial







Portugal: Países do norte africano e sul da Europa reunidos em Lisboa
20 de Maio de 2014

Governantes, deputados e empresários dos países do norte de África e do sul da Europa reúnem-se em Lisboa a partir de hoje, 20 de Maio, e até quinta-feira, no âmbito da cooperação do Mediterrâneo Ocidental (Diálogo 5+5).

 

O Processo de Cooperação do Mediterrâneo Ocidental, conhecido por Diálogo 5+5, foi criado em 1990 e reúne cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) e cinco países do Magrebe (Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Mauritânia). Actualmente, é co-presidido pela Mauritânia e por Portugal.

 

A cooperação entre os países passa pela diplomacia, defesa, migrações e assuntos internos, transportes, ambiente, ensino superior e investigação científica e agricultura e segurança alimentar.

 

Deputados dos países que integram o 5+5 participam hoje na reunião parlamentar do Diálogo do Mediterrâneo Ocidental, na Assembleia da República, para debater o diálogo político e segurança regional, desenvolvimento económico e alterações climáticas, desenvolvimentos sociais, migrações e tráfico de seres humanos.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados