Página Inicial







Nigéria: 118 mortos em atentado à bomba na cidade de Jos
21 de Maio de 2014

Pelo menos 118 pessoas morreram e 56 ficaram feridas num atentado cometido num mercado lotado na cidade de Jos, centro da Nigéria, na terça-feira, 20 de Maio.

 

"O número de corpos está, actualmente, em 118", declarou o coordenador da Agência Nacional de Gestão de Crises (Nema, na sigla em inglês), Mohammed Abdulsalam, ressaltando que "pode haver mais corpos sob os escombros".

 

Dois carros-bomba explodiram no mercado Novo Abuja, em Jos, capital do estado de Plateau. A autoria do atentado ainda não foi reivindicada, mas o grupo radical islâmico Boko Haram já cometeu vários ataques deste tipo em Jos e em outras regiões.

 

O primeiro carro-bomba foi detonado no mercado por volta das 15h00 locais. Equipas de socorro chegaram rapidamente ao local. Cerca de 20 minutos depois, um mini-autocarro explodiu, atingindo, segundo testemunhas, as equipas de socorro que tentavam chegar às vítimas do primeiro ataque.

 

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou rapidamente esses atentados, que, segundo ele, são "um ataque trágico contra a liberdade humana" cometido por homens "cruéis e diabólicos".

 

"O governo continua completamente comprometido em ganhar a guerra contra o terrorismo", garantiu a nota divulgada pela Presidência.

 

O estado de Plateau marca o limite entre o sul cristão e o norte de maioria muçulmana no país mais populoso da África, maior potência económica do continente. No passado, o estado e a capital Jos foram cenário de episódios de violência inter-comunitária, assim como de ataques do Boko Haram.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados