Página Inicial







Portugal: Mais portugueses em ações de voluntariado missionário
10 de Julho de 2014

No ano de 2014, 548 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento. Em Portugal são cerca de 992 os que realizam atividades de voluntariado/missão.

 

Os principais continentes a receber voluntários são o de África, América do Sul, América Central e Ásia recebendo 548 voluntários portugueses. Entre projetos de curta e longa duração, Cabo Verde vai acolher 143 voluntários, Moçambique acolhe 94, a Guiné-Bissau acolhe 90, Angola acolhe 74, São Tomé e Príncipe acolhe 78, o Brasil acolhe 45 e Timor-Leste acolhe 14. Para a Zâmbia partem ainda 2 voluntários e para o México partem 4.

 

Estes dados resultam de um inquérito feito às 61 Entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, ao qual responderam 49 (mais 12 do que no ano anterior) sendo que das 61, 38 enviam voluntários em missão (mais uma do que em 2013). Entre elas estão: ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos.

 

A maioria dos voluntários que parte são estudantes e pessoas empregadas que dedicam a suas férias à missão. Muitos já partem, repetindo experiências passadas.

 

Nos projetos de curta duração, isto é missões que podem ir entre 15 dias a 6 meses, partem para os países em desenvolvimento 514 pessoas. Em projetos de longa duração (entre 7 meses a 2 ou mais anos) partem 34. Destes, 63% são mulheres e 37% homens. No total, são 548 voluntários que vão em 2014 contribuir para o desenvolvimento de países de África, América do Sul, América Central e Ásia.

 

A grande maioria dos voluntários que parte em 2014 tem entre 18 e 30 anos, sendo que destes, 87% são estudantes, recém licenciados ou pessoas empregadas que utilizam o seu tempo de férias para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de voluntariado internacional. 

 

Dos 548 voluntários que participam em projetos de voluntariado missionário, muitos são os que vão repetir a experiência, num total de 127 pessoas.

 

As informações são da «Fundação Fé e Cooperação» e o relatório completo pode ser visualizado aqui.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados