Página Inicial







Portugal: Parlamento aprova Dia do Peregrino
2 de Julho de 2014

Em decisão recente, o Parlamento português aprovou a instituição do Dia do Peregrino a celebrar a 13 de outubro em Portugal. Ao tomar conhecimento desta decisão, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na pessoa do seu reitor, padre Carlos Cabecinhas, manifesta “regozijo e alegria pela decisão tomada, porque significa o reconhecimento da importância do fenómeno da peregrinação”.

 

Para o reitor, “a peregrinação é um fenómeno vivo e que está muito presente no coração dos portugueses”, além disso, “a escolha do dia, 13 de outubro, em que celebramos a última aparição de Maria em Fátima, não nos pode deixar indiferentes, por se tratar de um dia de grande peregrinação ao Santuário de Fátima, o que marcará, em cada ano, a pertinência da decisão tomada”.

 

A proposta aprovada – o projeto de resolução 1050/XII – sublinha o propósito de “dignificar o papel do peregrino na construção da sociedade portuguesa”, num país em que “existe uma forte tradição na realização de peregrinações cristãs direcionadas para os mais variados locais de culto, com destaque para aquelas que decorrem no Santuário de Fátima”.

 

Em 2013, passaram pelo Santuário de Fátima peregrinos vindos de 86 países; foi registada a presença de 4.309 grupos de peregrinos, que anunciam a sua presença junto dos serviços do Santuário. Em termos de registo de grupos, são mais numerosos os oriundos de Portugal e, por ordem decrescente, Espanha, Itália, Brasil, Polónia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, Filipinas, França e Irlanda.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados