Página Inicial







Vaticano: Papa inicia reunião com seus cardeais conselheiros
1 de Julho de 2014

Tem início nesta terça-feira, 1 de Julho, a reunião do Conselho dos Cardeais que deve propor novas fusões e competências na Cúria romana.

 

Serão quatro dias de trabalho decisivos para a reforma do governo central da Igreja. Os oito cardeais conselheiros – mais o nono membro, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado - devem rever o debate dos últimos encontros e preparar uma síntese. Com a coordenação do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, o grupo avançará propostas concretas sobre as quais o Papa Francisco, sempre presente no debate, tomará suas decisões.

 

Várias questões serão analisadas: a figura do hipotético “moderator curiae”, o destino de alguns Pontifícios Conselhos e a agregação de outros, sempre com a finalidade de modernizar, simplificar e principalmente, economizar. Com este objetivo, foi criada recentemente a Secretaria para a Economia, confiada ao Cardeal George Pell, arcebispo emérito de Sydney, que estuda também como reduzir os custos das realidades vaticanas envolvidas com a comunicação e a informação.

 

Outro tema na mesa é o futuro do IOR, Instituto para Obras de Religião, cuja comissão de controlo, presidida pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castello se reúne esta semana.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados