Página Inicial







Etiópia: Sul-sudaneses retomam negociações sobre crise
25 de Julho de 2014

As negociações sul-sudanesas retomam a 30 de Julho corrente a fim de encontrar um acordo global de cessar-fogo e finalizar, até a 10 de Agosto próximo, a formação de um governo interino, anunciaram ontem os medianeiros no conflito.

 

O Painel dos Enviados Especiais que supervisionam estas negociações, sob a égide da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), garante que os protagonistas sul-sudaneses concordaram em retomar o diálogo no final de diligências diplomáticas de alto nível.

 

"Todos os envolvidos reiteram a sua dedicação ao processo de negociação que vai retomar de 30 de Julho a 10 de Agosto", anunciaram os enviados especiais num comunicado divulgado quinta-feira, 24 de Julho.

 

A agenda coincidirá com a conclusão de um acordo de cessar-fogo e a sua assinatura, bem como as negociações relativas à formação de um Governo de Unidade Nacional de Transição.

 

O actual Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e Riek Machar, seu ex-Vice e actual líder do Movimento-Exército de Libertação do Povo do Sudão na oposição (SPLAM-oposição), aceitaram sentar-se na mesa de negociações em Addis Abeba (Etiópia) para encontrar uma solução para a guerra no Sudão do Sul.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados