Página Inicial







Paris: Adiada a conclusão da 21ª Conferência do clima
11 de Dezembro de 2015

A 21ª Conferência sobre o clima em Paris terá a duração de mais 24 horas. O encerramento estava previsto para esta sexta-feira, 11 de dezembro, mas será concluída amanhã, sábado com a assinatura do acordo final.

 

Um novo esboço do acordo do clima foi publicado na noite de quinta-feira na COP 21. Em relação à versão anterior, circulada um dia antes, muitos pontos de desacordo foram resolvidos, mas as opções mais ambiciosas de corte indicadas no documento desapareceram.

 

O novo texto-esboço indica que sua meta será a de manter o aquecimento médio do planeta “bem abaixo de 2°C”, mas “buscando esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”. Não há menção, porém, a números específicos de cortes de emissão e “descarbonização” total a longo prazo, que ainda aparecia na versão anterior.

 

Subsistem ainda alguns pontos de divergência, como quem paga quanto a quem e a origem e volume de financiamento dirigido aos países menos desenvolvidos para poderem combater ou adaptar a sua economia e sociedade às alterações climáticas.

 

Organizações não-governamentais intensificaram seus apelos para o reconhecimento dos países mais vulneráveis ​​e o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon disse que está confiante de que vai se chegar a um acordo universal sobre a mudança climática, que - acrescentou - vai tornar a vida dos seres humanos mais saudável ​​e mais próspera.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados