Página Inicial







Portugal: Criada a Plataforma de Apoio aos Refugiados
9 de Setembro de 2015

Um conjunto de organizações da sociedade civil portuguesa criou a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, que visa ajudar a minimizar o impacto da “grave crise humana” que se vive a nível mundial.

 

O objetivo desta plataforma é focar-se no acolhimento e integração de famílias refugiadas e no apoio aos refugiados no seu país de origem.

 

“Está em curso a maior crise de refugiados / migrantes desde a IIº Guerra, situação de uma enorme complexidade, para a qual não existe uma resposta simples, nem uma solução isenta de riscos/efeitos perversos. Há a noção da urgência da ação humanitária, que pede uma resposta imediata de acolhimento, sem ignorar as intervenções com impacto a médio-longo prazo, como a estabilização política, económica e social das zonas de crise”, lê-se no site da PAR.

 

“Esta plataforma inclui duas áreas de atuação: uma focada no acolhimento e integração de crianças refugiadas e das suas famílias em Portugal, e a outra focada no apoio aos refugiados no seu país de origem”, referem os organizadores.

 

Entre as organizações envolvidas estão a Cáritas Portuguesa, a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social, a Comissão Nacional Justiça e Paz, o Instituto Padre António Vieira, a Obra Católica Portuguesa das Migrações e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados