Página Inicial







Nigéria: Raparigas de Chibok localizadas em floresta
10 de Setembro de 2015

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, revelou que as raparigas sequestradas há mais de um ano das escolas em Chibok foram localizadas numa floresta. No entanto, a identificação do grupo de raparigas continua a ser duvidosa.

 

O pessoal de segurança aérea e no solo na floresta de Sambisa conseguiu localizar o paradeiro das raparigas, mas, já que os insurgentes raptaram também outras mulheres, ninguém conseguiu dizer se as misturaram ou como as dispersaram", explicou Buhari.

 

A floresta de Sambisa, bastião do grupo terrorista Boko Haram, autor do rapto das raparigas em Abril de 2014, está sob intensa vigilância e é alvo de ataques do Exército nigeriano nos últimos tempos.

 

Segundo os analistas de segurança, as 219 raparigas de Chibok restantes estão provavelmente mantidas sob cativeiro na floresta.

 

Pelo menos 276 raparigas foram inicialmente raptadas por homens armados da Boko Haram, mas 57 delas conseguiram escapar.

 

Segundo o Presidente Buhari, as raparigas foram dispersas e estão detidas em diversos locais, provavelmente no interior da floresta.

 

Ainda segundo ele, as alunas, na sua maioria cristãs, foram obrigadas a converter-se ao islão.

 

"A maioria das meninas são cristãs e foram obrigadas a converter-se ao islão. E os dirigentes selvagens da seita se casaram com algumas raparigas, evidentemente contra a sua vontade. Outras foram deixadas livres de praticar a sua religião, mas a sua sorte continua incerta", indicou o Presidente.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados