Página Inicial







Estados Unidos: Primeira viagem do Papa ao país
23 de Setembro de 2015

O Papa chegou ontem, 22 de Setembro, aos Estados Unidos da América para a sua primeira visita ao país, após uma viagem a Cuba, para discursar ONU e no Congresso norte-americano, antes de encerrar o Encontro Mundial das Famílias.

 

Francisco foi recebido na base ‘Andrews’ da Força Aérea pelo presidente Barack Obama e a sua família.

 

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que Francisco vai procurar valorizar a multiculturalidade do país, com discursos em inglês e espanhol, além de encontros com imigrantes.

 

Nesta quarta-feira, tem lugar a cerimónia oficial de boas-vindas na Casa Branca, onde o Papa pronuncia um discurso em inglês, reunindo-se depois com Barack Obama; segue-se um encontro com 400 bispos dos Estados Unidos da América.

 

De tarde, Francisco preside à Missa de canonização do Beato Junípero Serra (1713-1784), franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.

 

Na quinta-feira, o pontífice vai tornar-se o primeiro Papa a discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano, para falar “a todos os cidadãos dos EUA, não apenas aos católicos”.

 

A primeira visita do atual Papa à sede da ONU está marcada para sexta-feira, de manhã, com uma saudação e um discurso de Francisco, em espanhol.

 

Nesse mesmo dia, vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’, evocando as vítimas dos ataques terroristas do 11 de setembro.

 

Francisco parte para Filadélfia no sábado, para participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração, perante uma multidão estimada em 1,5 milhões de pessoas.

 

O Papa preside à Missa conclusiva do EMF 2015 no Benjamin Franklin Parkway, naquele que é o último ato público da décima viagem ao estrangeiro deste pontificado.

 

Informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados